terça-feira, 8 de setembro de 2015

O que é Autismo

Antes de tudo, é importante que você saiba exatamente o que é o autismo, para poder conversar com os pais e transmitir a segurança que eles precisam. O autismo é classificado com um transtorno de desenvolvimento mental, que aparece logo nos primeiros anos de vida e que compromete tanto a interação social da criança como suas habilidades de comunicação.O termo Transtorno do Espectro Autista (TEA), adotado recentemente, em 2013, é o que define o autismo atualmente.
“Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia” – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V)
Diversos textos muito melhores que o nosso acima podem ser encontrados na internet, mas o que você precisa saber é que uma criança com autismo, provavelmente terá muita dificuldade de comunicação e de interação, e você já deve estar imaginando como será difícil o ambiente escolar para essa criança.
Um dos sintomas mais característicos do autismo é o movimento repetitivo, mexendo as sem parar com ou sem um objeto em mão e o movimento do tronco para frente e para trás, tais movimentos também dificultam a concentração da criança e podem afetar seu desenvolvimento cognitivo.
Autismo e a Inclusão Escolar

Muitas das novas linhas pedagógicas buscam a inclusão escolar, mas muitas vezes é importante consultar profissionais médicos como o psicólogo da criança, o fonoaudiólogo, o terapeuta ocupacional e também o pedagogo da escola escolhida para que seja feita a avaliação se o ambiente escolar pode ser benéfico ou prejudicial à criança, já que os diferentes níveis de autismo precisam de cuidados e atenção diferenciada.
Como a criança muitas vezes precisará de um acompanhamento individualizado, é necessário que os profissionais da escola também estejam treinados para recebê-lo, assim a chance de sucesso na escolarização e melhora do comportamento no convívio social.
Grande parte das crianças autistas têm dificuldades de se comunicar com outras pessoas, mas é importante que se estimule a linguagem falada, por gestos, sinais e também com uma ferramenta desenvolvida pelos psicólogos e fonoaudiólogos chamada PECS, que são figuras que representam a linguagem.
As dificuldades de aprendizagem se devem à alguns fatores próprios da condição da criança autista:
·        Dificuldade de Atenção: algumas crianças tem uma concentração muito pequena ou sequer conseguem se concentrar em uma tarefa. Neste caso são necessários métodos e planejamentos de aulas estruturadas, onde as petas e passos são menores do que para uma criança sem autismo.
·        Dificuldades de Raciocínio: por aprenderem as coisas mecanicamente, as atividades e tarefas não apresentam significado. Essa falta de significado impede que o aluno autista use seu raciocínio em tarefas parecidas ou para repetí-las em um momento posterior.
·        Dificuldades para Aceitar os Erros: por serem pouco comunicativos e terem dificuldade de socialização, as crianças autistas podem não obedecer orientações, chamadas de atenção e ordem. O mesmo acontece com a aceitação dos erros, onde uma vez contrariada, a criança pode reagir agressivamente ou deixar de se interessar completamente pela tarefa que está executando


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