Antes de tudo, é importante que você
saiba exatamente o que é o autismo, para poder conversar com os pais e
transmitir a segurança que eles precisam. O autismo é classificado com um
transtorno de desenvolvimento mental, que aparece logo nos primeiros anos de
vida e que compromete tanto a interação social da criança como suas habilidades
de comunicação.O termo Transtorno do Espectro Autista (TEA), adotado
recentemente, em 2013, é o que define o autismo atualmente.
“Déficits
persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos
contextos, atualmente ou por história prévia” – Manual Diagnóstico e
Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V)
Diversos textos muito melhores que o
nosso acima podem ser encontrados na internet, mas o que você precisa saber é
que uma criança com autismo, provavelmente terá muita dificuldade de
comunicação e de interação, e você já deve estar imaginando como será difícil o
ambiente escolar para essa criança.
Um dos sintomas mais característicos
do autismo é o movimento repetitivo, mexendo as sem parar com ou sem um objeto
em mão e o movimento do tronco para frente e para trás, tais movimentos também
dificultam a concentração da criança e podem afetar seu desenvolvimento
cognitivo.
Autismo
e a Inclusão Escolar
Muitas das novas linhas pedagógicas
buscam a inclusão escolar, mas muitas vezes é importante consultar
profissionais médicos como o psicólogo da criança, o fonoaudiólogo, o terapeuta
ocupacional e também o pedagogo da escola escolhida para que seja feita a
avaliação se o ambiente escolar pode ser benéfico ou prejudicial à criança, já
que os diferentes níveis de autismo precisam de cuidados e atenção
diferenciada.
Como a criança muitas vezes precisará
de um acompanhamento individualizado, é necessário que os profissionais da
escola também estejam treinados para recebê-lo, assim a chance de sucesso na
escolarização e melhora do comportamento no convívio social.
Grande parte das crianças autistas
têm dificuldades de se comunicar com outras pessoas, mas é importante que se
estimule a linguagem falada, por gestos, sinais e também com uma ferramenta
desenvolvida pelos psicólogos e fonoaudiólogos chamada PECS, que são figuras
que representam a linguagem.
As dificuldades de aprendizagem se
devem à alguns fatores próprios da condição da criança autista:
·
Dificuldade de Atenção: algumas crianças
tem uma concentração muito pequena ou sequer conseguem se concentrar em uma
tarefa. Neste caso são necessários métodos e planejamentos de aulas
estruturadas, onde as petas e passos são menores do que para uma criança sem
autismo.
·
Dificuldades de Raciocínio: por aprenderem as
coisas mecanicamente, as atividades e tarefas não apresentam significado. Essa
falta de significado impede que o aluno autista use seu raciocínio em tarefas
parecidas ou para repetí-las em um momento posterior.
·
Dificuldades para Aceitar os Erros: por serem pouco
comunicativos e terem dificuldade de socialização, as crianças autistas podem
não obedecer orientações, chamadas de atenção e ordem. O mesmo acontece com a
aceitação dos erros, onde uma vez contrariada, a criança pode reagir
agressivamente ou deixar de se interessar completamente pela tarefa que está
executando
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