quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dicas para uma Avaliação Escolar para alunos com TDAH e Dislexia

– Criar avaliações diferenciadas ou modificar, ampliar, diversificar a aplicação da avaliação, para atender as crianças com TDAH e/ou Dislexia;
TDAH
– Ler as questões de uma verificação de conteúdos (para alunos disléxicos ou com TDAH);
– Fazer questionamentos orais (para alunos disléxicos);
– Estar familiarizado com os métodos de ensino, para maior sucesso com as crianças com TDAH e Dislexia. Esses métodos são baseados em um programa de linguagem estruturada que faz uso de todos os canais sensoriais envolvidos na audiçãovisãomemória, tanto na escrita quanto na leitura;
– Dar tempo extra para que o aluno com TDAH ou Dislexia faça a avaliação;
– Reduzir o tamanho da atividade avaliativa;
– Dividi-la em partes e ajudar o aluno a manter o foco durante a resolução das questões;
– Observação e o acompanhamento do cotidiano da sala de aula, devem prevalecer em relação às provas periódicas.
Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia devem ser reconhecidos como sujeitos da aprendizagem. Desse modo, a função do diagnóstico será de identificar os avanços conquistados por eles, bem como apontar conteúdos a ser ensinados e metodologias pertinentes. Portanto, essas são ações do âmbito das flexibilizações que podem qualificar a avaliação escolar de quem apresenta os transtornos (TDAH e/ ou Dislexia). É de suma importância questionar a lógica da padronização de desempenhos e construir uma cultura escolar fundada na avaliação emancipatória.
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texto de Socorro Bernardes

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