quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Atividades e estratégias para desenvolver a memória auditiva para crianças com TDAH e Dislexia

A memória auditiva não está ao todo relacionada ao problema de audição, refere-se a retenção ou seja, processo por meio do qual uma criança com TDAH, Dislexia, ou não preserva uma aprendizagem de maneira que possa ser localizada. Para que ocorra a retenção não somente é necessário que a pessoa que aprende tenha atenção consciente na informação, mas também que construa estruturas conceituais que deem a ela sentido e significado.
TDAH
Algumas estratégias e atividades também foram usadas em meus atendimentos exitosos com crianças e adolescentes com TDAH e Dislexia, no que se refere à memória auditiva. A memória auditiva pobre coexiste com um processo auditivo fraco. Estas dicas são importantes e podem ser trabalhadas por pais e professores que lidam com crianças que tem TDAH, Dislexia, Autismo, Dificuldades de aprendizagem ou outros Transtornos de aprendizagem, são elas:
– Atraia a atenção da criança chamando-a pelo nome;
– Mantenha sempre contato visual ao falar com esta criança;
– Procure encurtar as frases e limite-as a elementos importantes;
– Coloque ênfase nas palavras que você considera “chave” no diálogo com a criança;
– Evite dar informações demasiadas de uma só vez;
– Sempre que for possível peça uma curta repetição das instruções que você deu;
– Reforce o cumprimento correto das instruções ou tarefas;
– faça listas curtas e peça ao estudante que escreva os passos a seguir em procedimentos da escola ou tarefas específicas.
Ensine a criança a verbalizar para ela os passos que irá seguir: “primeiro vou fazer…”;
– Evite falar em um só tom. Varie o tom, volume e ritmo da fala;
– Ajude a criança utilizando também instrução na forma visual.

Atividades que podem ser trabalhadas:

– Dê uma, duas ou três ou mais instruções (dependendo da idade da criança) e peça a criança que as execute na mesma ordem: Por exemplo: Pegue o livro, coloque-o sobre a carteira e feche os olhos.
– Trabalhar poesias, canções e rimas. O professor que tiver o dom da poesia pode construir as poesias com os alunos como no caso deste meu exemplo, onde construí a poesia com meu aluno/cliente.
TDAH

Levo em minha mochila
O que é perdido ou achado,
Levo o meu pião,
Minha bola e meu trocado
Levo meu passe estudantil
E meu papel rabiscado,
Resto de cola, caneta
E o que nem é pra ser levado.
Mas tudo tem na mochila
Não é lixo, está guardado.

– Dizer uma série de palavras como, por exemplo: casa, relógio, bala, cachorro, etc, fazer uma pergunta: Qual a palavra que nomeia algo que serve para ver as horas?
TDAH
– Dizer uma lista de cores. Pedir à criança que as repita e depois para repeti-las na ordem inversa.

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texto de Socorro Bernardes

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