terça-feira, 8 de setembro de 2015

Atividades cognitivas e de orientação espacial para Todas as crianças (TDAH, dislexia, Autismo)

Estas atividades podem ser feitas com quaisquer crianças em especial com aquelas que têm TDAH, dislexia, autismo, etc. São atividades lúdicas, exercícios de ordenação temporal, pois muitas crianças apresentam além das dificuldades cognitivas algumas dificuldades psicomotoras. É de suma importância que os pais de crianças com Déficit de atenção ou TDAH, Dislexia, Autismo ou outras dificuldades compreendam a importância de atividades que envolvam imagens ou lúdicas assim como atividades psicomotoras principalmente que envolvam orientação espacial. Temos observado bastantes crianças que não sabem se posicionar no espaço, não conseguem identificar o dia da semana, do mês, ou até mesmo a data do seu aniversário. Deste modo, além de atividades cognitivas, serão incluídas atividades que envolvem orientação espacial que servirão para trabalhar com as crianças que apresentam Transtornos (Déficit de atenção, TDAH, dislexia, etc.) e também podem ser úteis para os pais e professores aplicarem em sala de aula.
 Atividade 01
Esta atividade trabalha a percepção auditiva e a construção da escrita:
Mostra-se a criança as figuras. Em seguida pega-se uma figura e pede a criança que pegue outra que o nome rime com a mesma. Em seguida com as letras móveis das palavras deve construir as duas palavras com a criança.
Exemplo:
Mostra-se a figura:
TDAH
A criança pega a figura:
TDAH

Em seguida usa-se as letras móveis para montar as duas palavras:
LEÃO
MAMÃO

Atividade 02

Atividade envolvendo psicomotricidade, conhecimento do corpo

Objetivo: reconhecer e nomear as partes do corpo:

Recorte os nomes e cole nas partes do corpo da boneca:
TDAH


Dicas:


– dar as crianças distintos tipos de materiais como massinha de modelar, cartolina, folhas, tintas, argilas, etc, para que façam reproduções de figura humana.
TDAH
– Apresenta-se as crianças folhas onde existam figuras humanas desenhadas nas quais falte alguma parte do corpo; a criança deve desenhar a parte que falta.
TDAH

texto de Socorro Bernardes
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário