terça-feira, 8 de setembro de 2015

Como Trabalhar a Coordenação Motora na Educação Infantil

A coordenação motora é o que ajuda nosso corpo a se movimentar, se equilibrar e pegar objetos. Podendo ser trabalhada com as crianças, adultos e também idosos.
coordenacao-motora
De maneira geral, podemos dividir a coordenação em dois tipos bem distintos, em coordenação motora grossa e coordenação motora fina, então vamos ver cada uma delas à seguir:

Coordenação Motora Grossa ou Ampla

Quando corremos, andamos e praticamos atividades físicas estamos utilizando a coordenação motora grossa. A coordenação motora grossa também é conhecida como coordenação motora ampla. Na Educação Infantil podemos realizar atividades recreativas, como pular corda, correr, pular amarelinha e outras diversas brincadeiras ao ar livre e atividades recreativas externas à sala de aula. Para a Coordenação Motora Grossa você não vai precisar de muitos materiais, bastando um espaço livre, como o pátio ou a quadra da escola. Você pode usar cordas, bexigas, bolas, bambolês e outros objetos para estimular a movimentação das crianças.

Coordenação Motora Fina

A coordenação motora fina são utilizados os músculos menores, como os da mão e dos pés. Durante os primeiros anos da criança na escola, somos responsáveis por ensinar e estimular a coordenação motora fina em diversas atividades, como colagens, desenhos, pintura e também a escrita.
As atividades podem ser trabalhadas à partir do Maternal e Ensino Infantil 1 e 2, e devem ser aplicadas seguindo etapas, de atividades mais fáceis para mais difíceis, observando a evolução da criança a cada uma delas.
No começo, você vai precisar dedicar mais tempo e muitas vezes até segurar as suas mãos para mostrar como se faz. O ideal é que a atividade seja realizada sem ajuda à criança, inclusive passando essa orientação aos pais nas tarefas de casa. Notar alguma dificuldade na coordenação nos anos iniciais é fundamental para que ela seja orientada e encaminhada para especialistas, se necessário.
Um dos modelos de atividades mais utilizados são os pontilhados, que podem ser feitos de diversas formas, usando tinta, giz de cera, lápis, barbante e lã ou colagem de papéis. Lembrando novamente que devemos ir de atividades mais fáceis para mais complicadas, então para uma criança passar cola em um papel pode ser complicado em um primeiro momento.
Não devemos esquecer que boa parte das atividades para estimular a coordenação motora fina tem como finalidade treinar a criança para que nos anos seguintes ela comece a escrever. Então saber segurar corretamente um lápis ou giz de cera ajudará e muito no processo de alfabetização infantil.

Painel Sensorial Tátil – Berçário II – Profa. Rejane Rodrigues

Desde pequenos, as crianças devem ser estimuladas e devem aprender sobre seus diferentes sentidos.
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Uma atividade prática para desenvolver com as crianças, é estimular o tato, através de um painel simples, porém muito eficiente e que as crianças adoram.
É bem fácil de fazer, basta você ter diferentes materiais, como espumas, grama sintética, veludo ou outro tecido e colados em uma base, pode ser o que você tiver à mão, mas fácil, como EVA, Isopor, papelão.
Você pode montar como a professora Rejane, que está participando como colaboradora no site e nos mandou as fotos.
painel-sensorial1
Ela montou sua atividade sensorial tátil com sua turminha do Berçário II, fixando diferentes formas geométricas com materiais de diversas texturas. E não precisa prender na parede se não quiser, pode deixar no chão também para que as crianças sintam as texturas também com seus pés.

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