Um breve relato do que foi a semana da
aplicação do Projeto: ¨Os Três Porquinhos¨.
Chegamos
antes que eles chegassem e colocamos o Livrão em um canto da sala, e ainda na
rodinha, após fazermos a oração e cantar algumas músicas, perguntamos se haviam
percebido algo diferente na sala, e eles começaram a apontar para tudo que havíamos
levado antes como: (calendário, quanto somos, boas vindas, aniversariante...),
e então insistimos na pergunta do que havia de diferente naquele dia e alguns
disseram ¨o livro, outros disseram ¨o livro dos três porquinhos e então
começamos os questionamentos; isso é um livro? mas desse tamanho? E eles
disseram sim tia! Então falamos para eles que era um livro sim e que havíamos
feito justamente para eles e os mesmos já foram ficando empolgados.
Pedimos
para que todos sentassem no chão, então começamos a contar a história, e sempre
alguém questionava algo, mostrando real interesse, após a contação, fizemos os
questionamentos ( sobre a história), e pedimos para eles recontarem, para que
falassem a parte que mais gostaram, esse momento foi muito bom e mais recompensador
ainda quando pediram que contássemos novamente a história, dissemos que
contaríamos em um outro momento, pois tínhamos que fazer atividade escrita com
eles ( para reforçar o aprendizado, e por ser norma da escola).
No
dia seguinte, na rodinha, perguntamos que história havia sido trabalhado no dia
anterior e todos responderam; ¨os três porquinhos¨ Tia! Conta de novo! mas
conforme o plano de aula, era dia de cineminha e ao invés de contarmos
novamente a história eles iam assistir a história no DVD, e então é que foi
festa mesmo! Eles amaram a idéia, assistiram com animação e empolgação e deram
muitas risadas ( principalmente quando o lobo mau queimou o rabo no caldeirão
de água quente... achamos que foi a aparte mais esperada por eles) após o filme
demos continuidade ao planejamento, e perguntamos se gostaram de assistir ao
filme? Se perceberam diferenças entre o que foi lido e o que foi assistido?
Discutimos um pouco sobre o assunto e depois realizamos uma atividade
complementar, passamos atividade para casa e fizemos também os ensaios para a
dramatização na culminância em que aconteceria a encenação da história feita
pelas crianças, e lembramos também que ninguém poderia faltar no dia seguinte
pois iríamos fazer uma surpresa bem legal!
Então
o grande dia chegou! finalmente o ¨ultimo¨ dia do estágio, um alívio para nós
por conta da correria e cansaço, mas também com o sabor de dever cumprido e o
coração um tanto apertado, enfim...enquanto as crianças estavam no momento da
acolhida geral ( que é feita na hora que chegam na escola, antes de irem para
suas salas respectivas) nós estávamos na sala dando os últimos retoques, ficou
tudo muito lindo, feito com capricho ( como disse a professora Danielle) ,
nossa professora regente e quando as crianças entraram na sala, ficaram
realmente surpresas, alguns perguntaram o que é isso tia? Outros é aniversário
de quem? Então perguntamos: nós não dissemos que iríamos fazer uma surpresa
para vocês? Então !
A
festa foi bem divertida, com músicas para eles dançarem com DVD da galinha
pintadinha, tivemos a visita de nossa professora Silvana que se mostrou
contente com tudo que viu, e esperou um pouco mais para poder assistir a
encenação da história dos três porquinhos feita pelas crianças, foi bom demais!
Após a encenação fizemos várias brincadeiras com eles( dança da cadeira, morto
vivo...) e depois fomos para a parte que eles mais esperavam ¨o bolo¨ os doces
e as lembrancinhas. Acreditamos que eles tenham voltado para casa bem
satisfeitos, tanto as crianças como nós ( apesar do cansaço).
Uma
atividade bastante gratificante é a de contar histórias, as carinhas que as
crianças fazem não tem preço. Principalmente quando apresentamos o livrão
conforme o plano de aula. É um momento muito valioso, que a criança desenvolve
o ouvir, sonhar, pensar, questionar, pois a todo momento queriam saber se o
lobo caiu, se quebrou a perna, morreu? saiu correndo?.... dentre tantos outros
questionamentos. Ficamos muito felizes por termos a oportunidade de ver a
alegria estampada naquelas carinhas!
Algumas atividades desenvolvidas na sala de aula: Colagem
com palito, colagem com E.V.A, colagem com barbante , quando trabalhamos as
moradias dos três porquinhos, pinturas, desenho livre, gravuras, manuseio de
materiais, jogos matemáticos, numerais, alfabeto móvel de cartas de baralho, alfabeto móvel
com tampinhas de garrafa pet, livros infantis, jogos para desenvolver a
oralidade leitura e escrita, livrão com a história dos três porquinhos,
músicas, massa de modelar, confecção das casas para a apresentação do teatro,
quebra- cabeça, entre outras.
Acreditamos que a segunda semana na qual aplicamos o
projeto de leitura foi a mais interessante e a melhor semana para eles, não que
eles tenham dito, mas acreditamos que essa semana foi mais lúdica. Por isso
entendemos que para esse público que é a Educação Infantil as aulas precisam
ser mais soltas, mais alegres mais divertidas para que eles possa assimilar de
uma maneira mais fácil o que o professor quer passar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário