sexta-feira, 27 de junho de 2014

Projeto ¨Os Três Porquinhos¨



Um breve relato do que foi a semana da aplicação do Projeto: ¨Os Três  Porquinhos¨. 


Chegamos antes que eles chegassem e colocamos o Livrão em um canto da sala, e ainda na rodinha, após fazermos a oração e cantar algumas músicas, perguntamos se haviam percebido algo diferente na sala, e eles começaram a apontar para tudo que havíamos levado antes como: (calendário, quanto somos, boas vindas, aniversariante...), e então insistimos na pergunta do que havia de diferente naquele dia e alguns disseram ¨o livro, outros disseram ¨o livro dos três porquinhos e então começamos os questionamentos; isso é um livro? mas desse tamanho? E eles disseram sim tia! Então falamos para eles que era um livro sim e que havíamos feito justamente para eles e os mesmos já foram ficando empolgados.
Pedimos para que todos sentassem no chão, então começamos a contar a história, e sempre alguém questionava algo, mostrando real interesse, após a contação, fizemos os questionamentos ( sobre a história), e pedimos para eles recontarem, para que falassem a parte que mais gostaram, esse momento foi muito bom e mais recompensador ainda quando pediram que contássemos novamente a história, dissemos que contaríamos em um outro momento, pois tínhamos que fazer atividade escrita com eles ( para reforçar o aprendizado, e por ser norma da escola).
No dia seguinte, na rodinha, perguntamos que história havia sido trabalhado no dia anterior e todos responderam; ¨os três porquinhos¨ Tia! Conta de novo! mas conforme o plano de aula, era dia de cineminha e ao invés de contarmos novamente a história eles iam assistir a história no DVD, e então é que foi festa mesmo! Eles amaram a idéia, assistiram com animação e empolgação e deram muitas risadas ( principalmente quando o lobo mau queimou o rabo no caldeirão de água quente... achamos que foi a aparte mais esperada por eles) após o filme demos continuidade ao planejamento, e perguntamos se gostaram de assistir ao filme? Se perceberam diferenças entre o que foi lido e o que foi assistido? Discutimos um pouco sobre o assunto e depois realizamos uma atividade complementar, passamos atividade para casa e fizemos também os ensaios para a dramatização na culminância em que aconteceria a encenação da história feita pelas crianças, e lembramos também que ninguém poderia faltar no dia seguinte pois iríamos fazer uma surpresa bem legal!
Então o grande dia chegou! finalmente o ¨ultimo¨ dia do estágio, um alívio para nós por conta da correria e cansaço, mas também com o sabor de dever cumprido e o coração um tanto apertado, enfim...enquanto as crianças estavam no momento da acolhida geral ( que é feita na hora que chegam na escola, antes de irem para suas salas respectivas) nós estávamos na sala dando os últimos retoques, ficou tudo muito lindo, feito com capricho ( como disse a professora Danielle) , nossa professora regente e quando as crianças entraram na sala, ficaram realmente surpresas, alguns perguntaram o que é isso tia? Outros é aniversário de quem? Então perguntamos: nós não dissemos que iríamos fazer uma surpresa para vocês? Então !
A festa foi bem divertida, com músicas para eles dançarem com DVD da galinha pintadinha, tivemos a visita de nossa professora Silvana que se mostrou contente com tudo que viu, e esperou um pouco mais para poder assistir a encenação da história dos três porquinhos feita pelas crianças, foi bom demais! Após a encenação fizemos várias brincadeiras com eles( dança da cadeira, morto vivo...) e depois fomos para a parte que eles mais esperavam ¨o bolo¨ os doces e as lembrancinhas. Acreditamos que eles tenham voltado para casa bem satisfeitos, tanto as crianças como nós ( apesar do cansaço).
Uma atividade bastante gratificante é a de contar histórias, as carinhas que as crianças fazem não tem preço. Principalmente quando apresentamos o livrão conforme o plano de aula. É um momento muito valioso, que a criança desenvolve o ouvir, sonhar, pensar, questionar, pois a todo momento queriam saber se o lobo caiu, se quebrou a perna, morreu? saiu correndo?.... dentre tantos outros questionamentos. Ficamos muito felizes por termos a oportunidade de ver a alegria estampada naquelas carinhas!
Algumas atividades desenvolvidas na sala de aula: Colagem com palito, colagem com E.V.A, colagem com barbante , quando trabalhamos as moradias dos três porquinhos, pinturas, desenho livre, gravuras, manuseio de materiais, jogos matemáticos, numerais, alfabeto  móvel de cartas de baralho, alfabeto móvel com tampinhas de garrafa pet, livros infantis, jogos para desenvolver a oralidade leitura e escrita, livrão com a história dos três porquinhos, músicas, massa de modelar, confecção das casas para a apresentação do teatro, quebra- cabeça, entre outras.
Acreditamos que a segunda semana na qual aplicamos o projeto de leitura foi a mais interessante e a melhor semana para eles, não que eles tenham dito, mas acreditamos que essa semana foi mais lúdica. Por isso entendemos que para esse público que é a Educação Infantil as aulas precisam ser mais soltas, mais alegres mais divertidas para que eles possa assimilar de uma maneira mais fácil o que o professor quer passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário